terça-feira, 16 de junho de 2015

{vem fazer comigo} como aproveitar vidros de conserva - by Andrea Albuquerque

olá gente querida, hoje eu e Julia vamos mostrar como aproveitar aqueles vidros de conserva que acumulamos em casa.
os meus foram transformados em vidros fofos para colocar miudezas no meu atelier e ainda deixá-lo mais fofo. já tinha visto essa técnica várias vezes no Pinterest, mas nunca tinha testado. uma grande amiga, a Paula Moura,  já tinha feito alguns e me deu dicas para que os meus dessem certo desde a primeira tentativa. vamos lá.

1. separei os vidros que queria utilizar e escolhi duas cores de tinta acrílica que amo.

2. cuide para que a tinta seja nova. tintas antigas não dão um bom resultado na aderência ao vidro.

3. derramei uma quantidade generosa de tinta nos vidros, cerca de um dedo ou mais um pouco. o suficiente para, ao virar e girar o vidro, a tinta envolvê-lo inteiramente e escorrer.

4. após escorrer o maior excesso em um pratinho, deixei os vidros de cabeça para para baixo no pratinho e de tempos em tempos, vinha retirar o excesso de tinta que tinha escorrido.

5. você deve fazer isso no espaço de um dia inteiro mais ou menos. é preciso deixar escorrer todo o excesso para que não formem acúmulos de tinta em determinados lugares. veja nas fotos como fica no interior dos vidros. eventuais pequenas falhas não são percebidas pelo lado externo.

6. quando você verificar que a tinta não está mais escorrendo ou sujando o pratinho, seu vidro estará pronto para ser enfeitado do jeito que quiser. entretanto, ainda espere mais um dia para colocar coisas dentro do vidro, até que a tinta seque completamente.

7. eu enfeitei o meu com tecido bordado com ponto caseado, tags cortadas em folha de livro, botões, linha para bordar, flores de crochê e passarinhos comprados em lojas de artesanato.

8. para fazer o rótulo do seu vidro em tecido, primeiro corte o tecido e um papel branco de gramatura mais alta no mesmo tamanho (180g é suficiente).

9. cole o tecido nesse papel com cola branca.

10. o ponto caseado eu aprendi nesse video e adaptei para o papel. como nosso papel ficará colado no vidro, não tem problema começar o ponto caseado pelo verso. vendo o vídeo, dá para fazer com tranquilidade.

11. no mais foram fofurices que adicionei aos meu vidros. cortei tags em folha de livro e colei em um papel mais grossinho branco e pendurei nos vidros com a mesma linha de bordar que usei no meu tecido.

12. as tampas foram pintadas com tinta spray dourado fosco. cuide para fazer essa pintura em um espaço arejado e proteja o local em volta. eu uso uma caixa de papelão. coloco os objetos a serem pintados dentro lanço o spray. simples e prático, com um resultado lindo.

13. os toques finais foram dados pelas flores de crochê e passarinhos colados na tampa e um botão fofo nas tags.

vejam só em detalhes.


espero que curtam e aproveitem de forma fofa vidros de palmito, geleia, azeitonas, enfim, reciclar além de econômico, agrega valor pessoal aos nossos objetos e contribui para um planeta melhor.

não deixem de visitar a postagem da Julia bem aqui, lá tem um tutorial incrível e completíssimo para um vidro maravilhoso de lindo.

obrigada pela visita. beijocas

Andrea

7 comentários:

Julia Cotrim disse...

Amora querida que coisa mais fofa que esses vidros ficaram! amei seus ensinamentos, super bem explicados, e pode estar certa que vou fazer vidrinhos assim pro meu aterrei também! :)

Anônimo disse...

Adorei esses vidros,,, com certeza vou fazer e postar......

Gildett de Marillac disse...

Gostei demais da dica, tinha tentado fazer mas as tintas eram velhas, então a dica foi valiosa! Vou tentar de novo e vou mostrar aqui...Gostaria que publicassem dicas sobre aqueles papeis decorados com transfer da art fácil, não acerto usar de jeito nenhum... Bjs

Bimart´s ateliê disse...

Parabéns meninas pela iniciativa.Amei o blog de vocês muito sucesso!bjs

Julia Cotrim disse...

obrigada! faça sim e venha mostrar pra gente! ❤️

Julia Cotrim disse...

oi Gildett ficamos super felizes em saber que essa dica foi valiosa pra vocês! E está anotada a sua sugestão! ❤️

Julia Cotrim disse...

obrigadaaaaaaa! ❤️ ❤️ ❤️