quarta-feira, 2 de março de 2016

{pintando e bordando nas poltronas} vem fazer comigo by Julia Cotrim



oiê pessoas! :)

o vem fazer comigo de hoje traz ideias beeeeeem diferentes!
e vocês não imaginam como procurei na internet inspirações que me guiassem nessas criações mas não encontrei absolutamente nada! nada mesmo! as únicas coisas que encontrei foram como pintar toda a poltrona ou todo o sofá, mas não era isso que eu queria...

primeiro chamei um profissional aqui em casa para me dar um orçamento de capas para 3 poltronas. não sei se foi caro ou não, só sei que no momento não podia gastar aquela quantia... e queria porque queria renovar os estofados dessas poltronas tão queridas e lembrando que elas irão conosco para os States! :) elas tinham pequenas manchas e estavam desbotadas pelo sol e pela claridade então tinha que escolher uma pintura que escondesse esses sinais do tempo.

deu um pouco de trabalho, é claro, mas amei o resultado!

vou tentar explicar como fiz tudinho e o que usei nessa empreitada! :)


esses foram os materiais usados:
o pincel de ponta verde não é de cerdas mas tipo uma borrachinha e se você não tiver um desses pode usar aquele pinta bolinhas.
o carimbo foi criado por mim. comprei em lojas que fazem carimbos e a esponja redonda é dessas para maquiagem e foi colada na madeira.
misturei as tintas azul e branca em quantidades iguais, assim: para cada duas colheres de sopa da tinta azul misture duas colheres de sopa de tinta branca e mais duas colheres de sopa de água. misture beeeem. vá fazendo essas misturas aos poucos para que a tinta não seque.

e vamos começar pela big poltrona! essa daí de cima!


as big bolas foram feitas com aquele carimbo de esponja redonda. não faz mal se uma carimbada ficar diferente uma da outra em termos de cores - deu um ar meio vintage que gosto muito! até nas costas da poltrona foi tudo carimbado!


esse pedacinho do braço foi pintado com aquele pincel verde que eu disse pra vocês que se não tiverem podem usar o pinta bolinhas. o cordão que arremata toda a poltrona e também a almofada foi pintada com o pincel de cerdas. fiz tipo uma pátina, algo leve e não totalmente pintado para que não corresse o risco de borrar as laterais.


a almofada também foi pintada com o pincel verde ou pinta bolinhas e olha gente... a parte de baixo também foi pintada viu? :)


viram como algumas big bolas ficaram com a pintura diferente uma da outra? mas eu gostei e acho que não devemos nos preocupar em fazer tudo exatamente igual! afinal é tudo handmade né não?


e também as costas anteriores da poltrona foram pintadas com o pincel verde ou pinta bolinhas. o legal dessa tinta é que ela seca muito depressa e logo logo a gente pode sentar na nossa obra de arte! :) não tirei foto mas as costas também foram pintadas com big bolas. ;)

agora vamos ver o banquinho para colocar os pés ou puf, como chamo.


esse puf tinha uma capa de brim que estava muito velhinha e ele é todo forrado com esses tecidos para forro, meio feinhos e também estava com algumas manchas.
para as bolinhas usei a brochinha e a mesma mistura de tintas azul e branca. as borboletas foram feitas com estêncil e com a tinta rosa, só que dessa vez apliquei a tinta sem misturar com água e sem misturar com tinta branca. usei uma esponjinha de maquiagem, dessas triangulares, para aplicar a tinta e não se esqueçam de prender o estêncil com fita crepe para que não saia do lugar! ;)


agora as poltroninhas...


a rosa é minha e a azul é de João! :)


aqui misturei duas colheres de sopa de tinta rosa com duas colheres de sopa de água e misturei bem.
as bolinhas foram feitas com a brochinha em toda a poltrona. reparem que o tecido das costas e da almofada é xadrez originalmente e nele fiz bolinhas também. o cordão foi pintado do mesmo jeitinho da big poltrona, com o pincel de cerdas e tipo uma pátina.





essa poltrona foi pintada da mesma maneira que a anterior e com a mesma mistura de tintas da big poltrona. a diferença é que fiz essas flores nas costas porque elas estavam com uma mancha mais clara bem no centro e mesmo depois de fazer as bolinhas a mancha continuava muito evidente. depois que desenhei as flores ficou bem melhor e quase não se vê mais a imperfeição causada pelo sol. ;) as costas também foram pintadas de bolinhas.

e por último mais uma invencionice...


essas almofadas do banquinho de madeira tinham botões encapados da mesma cor do tecido. com o uso, esses botões que tem o pezinho de plástico foram se quebrando e ficaram desfalcados nas almofadas. não tive dúvida... arranquei tudo e costurei botõezinhos de massa coloridos! :)


cada botão de uma cor! não ficou uma charme? parecem almofadas novas! juro!

e aí?
gostaram?
vão tentar fazer igual em alguma poltrona ou sofá velhos?
se fizerem não deixem de mostrar pra gente!

beijos e obrigada pela visita! :)

Julia
follow my blog with bloglovin

6 comentários:

Virgínia Vilela disse...

Simplesmente DE BABAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Julia Cotrim disse...

obrigada Vi do meu coração! elas estão te esperando para um café! :)

Denise Cabral disse...

Julia eu ameiiii como vc é muito criativa!!! Simplesmente lindas!!

Julia Cotrim disse...

obrigada Denise! adorei sua visita! :)

Rita Rodrigues disse...

Adorei Julia! Obrigada por compartilhar com a gente!!! Bjs

Julia Cotrim disse...

Obrigada querida Rita! 😊😘